Transparência Covid-19 - Clique Aqui!

Mirna Vargas Munaier

Mirna Vargas Munaier nasceu em Camanducaia a 16 de janeiro de 1947 e faleceu em 10 de junho de 2015, no município de Pouso Alegre.

Mirna Vargas Munaier

Mirna Vargas Munaier

Mirna Vargas Munaier nasceu em Camanducaia a 16 de janeiro de 1947 e faleceu em 10 de junho de 2015, no município de Pouso Alegre. Atuou profissionalmente como professora, diretora de escola e inspetora escolar, atuando intensamente no desenvolvimento educacional de Camanducaia e região. Interessada nas questões políticas municipais, filiou-se ao PFL (Partido da Frente Liberal), tornando-se referência por conta de sua atuação e participação. No ano de 1988, marcou a história de Camanducaia como a primeira mulher eleita para o cargo de vice-prefeita da história do município, tendo como prefeito o senhor Odair Paiva Sá.

Assumiram a administração municipal de 1989 a 1992 e, dentre as principais realizações da vice-prefeita, destacam-se a promoção de cursos e seminários voltados para a qualificação, formação e informações sobre a temática da Educação; a promoção de parceria com municípios vizinhos resultando em um curso de formação de professores de educação infantil ministrado pela UNICAMP; e, finalmente, uma parceria com o SENAC para a realização de cursos de artesanato, computação, teatro, entre outros.

Após a finalização de seu mandato como vice-prefeita, desejava candidatar-se como prefeita, chegando a disputar a convenção do partido. Contudo, perdeu para o senhor Waldemar Gomes de Oliveira Filho que, por sua vez, foi derrotado no pleito pelo senhor Emydio Moreira Filho. Assim, no ano de 1996, a senhora Mirna fundou em Camanducaia uma sede do PP[1] (Partido Progressista), concorrendo como prefeita e tendo como vice o senhor Dante Bachi Junior. Após ser derrotada nas urnas pelo senhor Waldemar Gomes, foi convidada para ocupar o cargo de Secretária de Educação, desempenhando o cargo em um momento desafiador durante o processo de municipalização dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Ocupando o cargo, foi uma das responsáveis pela implementação da metodologia Waldorf de ensino em uma escola municipal, tornando-se uma referência na região. Para além de sua atuação política formal, deixou diversos legados, tais como associações, clubes, grupos de jovens, o grupo de escoteiros, além de aulas de Yoga, balé, apresentações de coral, todos frutos de seu amor por Camanducaia.

Texto revisado e aprovado por Graziela Vargas Munaier, filha da senhora Mirna Vargas Munaier.

 

[1] O Partido Progressista, fundado em 1993, foi criado consequência da fusão do Partido Social Trabalhista (PST) com o Partido Trabalhista Renovador (PTR).

Uma plataforma para você gerenciar o site da sua prefeitura.