Bandeira
A Bandeira do Município de Camanducaia, de forma retangular com a maior dimensão no sentido horizontal, é desenhada na proporção de 14 módulos de altura por 20 módulos de comprimento. O campo retangular da bandeira é terciado em pala, nas cores: VERDE, junto ao mastro; BRANCA, no centro; e AMARELA, na extremidade oposta. No centro da faixa branco, no anverso ou no reverso da bandeira, é representado o Brasão de Armas do Município de Camanducaia, em sua cor, de maneira que fique ligeiramente afastado dos dois traços do partido.
NOTA
1– Como a bandeira apresenta um brasão de armas com localização determinada de suas peças heráldicas, bem como um listel com legenda, ela não poderá ter avesso. Assim, o desenho do brasão de armas, representado no reverso da bandeira, deve ser idêntico ao do anverso.
2– A tonalidade das cores é verde-primavera, para a faixa junto ao mastro; branco-níveo, para a faixa central; e amarelo-ouro, para a faixa da extremidade oposta.
3– A proporção da Bandeira do Município de Camanducaia é Idêntica à da Bandeira do Brasil.
4– Na feitura de uma bandeira, especialmente em qualquer tipo de tecido, os metais ouro e prata são substituídos pelas cores amarela e branca, respectivamente. Só nos brasões de armas é que se colocam esses dois metais, quando necessários, nos lugares determinados.
SIMBOLOGIA
Em seu conjunto, as faixas verticais da Bandeira do Município de Camanducaia (verde – branca e amarela) – lembram as duas cores nacionais (verde-primavera e amarelo-ouro), ligadas pela faixa de cor branca, que é o símbolo heráldico de paz, amizade, equidade, felicidade, pureza, inocência, integridade, franqueza, verdade ( Guelfi, 51 e Asêncio, 61)
A cor branca, na bandeira, substitui o metal prata. A cor verde é o símbolo heráldico de honra, cortesia, civilidade, vitória, abundância, campo, posse, esperança (Guelfi, 567 e Asênciuo, 65). A cor amarela, na bandeira, em substituição ao metal ouro é o símbolo heráldico de nobreza, riqueza, esplendor, glória, poder, força, fé (Guelfi, 291 e Asêncio, 60).
Particularmente, na Bandeira do Município de Camanducaia a cor verde lembra as extensas Campinas Camanducaienses com suas plantações verdejantes, a cor amarela recorda a riqueza do solo fértil de todo o Município e a cor branca, o espírito reinante de paz e amizade, nos corações de seus filhos.
DESENHO MODULAR
1 – ABCD = retângulo da bandeira, na proporção de 14 módulos de altura por 20 módulos de comprimento, como na Bandeira Nacional.
2 – EF, GH = medianas (horizontal e vertical).
3 – Divide-se o comprimento da bandeira em três partes iguais, para; o traçado das três faixas verticais: verde, branca e amarela.
4 – Divide-se IJ em 15 partes iguais, e transportam-se em MN e LP, 16 dessas divisões.
5 – Depois de traçado o retângulo auxiliar LMNP, de modo que os seus lados tenham 16 x 15 das divisões anteriores, faz-se uma rede de malhas quadradas, com o jogo de régua e esquadro.
6 – Pela cópia pó quadrículos, que é o método generalizado, faz-se finalmente o desenho do brasão de armas, observando-se o seguinte:
a) O escudo “samnítico” deverá ter rigorosamente 8 divisões ( altura) por 7 divisões (largura).
b) O Chefe (em metal prata) terá 1/3 da altura do escudo.
c) O contrachefe diminuto (em verde) terá 1/8 da altura do escudo mais a metade de uma das divisões.
d) Os três escudetes deverão ter a mesma altura, e deverão ser representados também na proporção de 8 (altura) x 7 (largura)
e) As letras que compõem o vocábulo CAMANDUCAIA, terão 3/5 da altura do listel; e as abreviaturas cronológicas: 3-5-1842 e 31-3-1892 1/3 dessa largura.
f) A faixa sinuosa, em metal prata, ondada de blau (azul), terá 1/16 da altura do escudo.
g) O centro do brasão de armas está indicado pela letra “o” e o centro para o traçado dos arcos da coroa mural, está indicado p ela letra “z”.