Transparência Covid-19 - Clique Aqui!

Odair de Paiva Sá

Odair Paiva Sá nasceu em Camanducaia a 12 de fevereiro de 1939, tendo falecido em 27 de julho de 2005, aos 66 anos, vítima de trágico acidente.

Odair de Paiva Sá

Odair de Paiva Sá

Odair Paiva Sá nasceu em Camanducaia a 12 de fevereiro de 1939, tendo falecido em 27 de julho de 2005, aos 66 anos, vítima de trágico acidente.. Foi pecuarista de profissão, tendo atuado politicamente ao longo de toda a sua vida, tanto por sua vontade de ajudar as pessoas quanto pelas ações sociais realizadas através de seu envolvimento religioso. Antes mesmo de candidatar-se ao primeiro cargo político, Odair sempre atuou como líder comunitário, religioso e voluntário social no bairro de Pinhalzinho, onde viveu grande parte de sua vida.No final dos anos 60, elegeu-se pela primeira vez como vereador. Na próxima eleição, foi o vereador mais bem votado e por isso escolhido como Presidente da Câmara Municipal.

Elegeu-se outras duas vezes como prefeito de Camanducaia, para os mandatos de 1977/1982 e 1989/1992, sempre filiado aos partidos PDS[1] (Partido Democrático Social) e PFL[2] (Partido da Frente Liberal).

Concorreu pela primeira vez para prefeito em 1976, filiado ao PDS e tendo como vice o senhor Rubens Bueno de Moraes. Venceram as eleições, governando ininterruptamente por seis anos, de 1977 a 1982[3]. Em 1988, desta vez filiado ao PFL, o senhor Odair de Paiva Sá concorreu novamente à prefeitura municipal ao lado da candidata à vice-prefeita Mirna Vargas Munaier. Saíram das urnas vitoriosos, assumindo o mandato de 1989 a 1992.

Entre suas principais realizações, nos seus 10 anos atuando como prefeito de Camanducaia, pode-se citar, a transformação do povoado de Monte Verde em Distrito, a reforma e construção de novas praças, a modernização da iluminação pública e a implantação de mais de 90km de redes de eletrificação rural, a implantação do sistema DDD interligando Camanducaia ao resto do país, a instalação de uma repetidora de TV na pedra de São Domingos, proporcionando aos cidadãos camanducaienses acesso à vários canais, abertura de mais de 300km de novas estradas rurais e cascalhadas, outros 400km com mais de 25 pontes, a construção de mais de 5km de rede de esgoto e abertura de 03 poços em convênio com a COPASA, construção de 15 novas unidades escolares e outras 05 reformadas, construção da Escola Miguel Chiaradia e da quadra Poliesportiva.

Além de inúmeras obras realizadas para melhorar a qualidade de vida, saúde e educação da população de Camanducaia. O que mais caracterizou Odair Paiva Sá como homem público foi sua preocupação e cuidado com seu povo, principalmente com os mais pobres, sendo chamado por muitos de Pai do povo, nunca medindo esforços para atender os mais necessitados. E, independente da classe social. Destaca-se, finalmente, que foi o primeiro prefeito a ter uma mulher como vice-prefeita na história do município.

Texto redigido pela historiadora Débora Viveiros, revisado e alterado por Márcio e Ismael, filho do Sr. Odair Paiva Sá.

 

[1] O PDS foi fundado em 1980, sucedendo o ARENA, extinto em 1979.

[2] O PFL foi um partido fundado em 1985, atualmente denominado Democratas.

[3] Entre as décadas de 1970 e 1980, visando separar as eleições federais e estaduais das municipais, foi estabelecido por diretrizes do governo federal que alguns mandatos municipais seriam estendidos em dois anos adicionais.

Uma plataforma para você gerenciar o site da sua prefeitura.