Sergio Vargas
Sergio Vargas
Sergio Onofre de Moraes Terra Vargas nasceu em 01 de setembro de 1948, na capital do Estado de São Paulo. Todavia, viveu toda a sua vida no município de Camanducaia, recebendo inclusive o título honorário de “Cidadão Camanducaiense”. Corretor de imóveis por profissão, iniciou sua carreira política como vereador, tendo se candidatado a prefeito no ano de 1992, quando perdeu as eleições para o senhor Emydio Moreira Filho. Reparando que os votos seus e do outro candidato derrotado, o senhor Waldemar Gomes de Oliveira Filho, venceriam as eleições se somados, propôs que, nas eleições seguintes, se unissem para disputar os cargos de prefeito e vice-prefeito.
Assim foi feito e, nas eleições de 1996, concorreu como vice-prefeito do candidato conhecido como Doutor Mazinho. Venceram as eleições, assumindo a administração municipal de 1997 ao ano 2000. Filiado ao PSDB[1] (Partido da Social Democracia Brasileira), destaca como principais realizações do período da administração: a aquisição de equipamentos para manutenção da infraestrutura de estradas e pontes na zona rural, bem como das vias urbanas de Camanducaia, além da instalação de indústrias no município, como a fábrica SpringFlex e a Uniminas. Ressalta também o trabalho social realizado, culminando na construção de mais de duzentas casas populares em diversos bairros do município e a emancipação da câmara dos vereadores, abriu a Avenida Genésio Vargas, no Bairro do Colégio e Cubatão, contribuindo para o desenvolvimento da cidade e a implantação dos Loteamentos como “Jardim da Mantiqueira e Recanto dos Ipês”.
Trabalhou politicamente com os Deputados Federal Mosconi e Estadual Bilac Pinto, para a autorização dos governos da época na criação do Posto de Saúde na Avenida Genésio Vargas e a “Escola Municipal Professor Dr. Onofre Vargas” seu pai.
Texto redigido pela historiadora Débora Viveiros, revisado e alterado por Sérgio Onofre de Moraes Terra Vargas.
[1] O PSDB foi um partido fundado em 1988.