Transparência Covid-19 - Clique Aqui!

Waldemar Gomes de Oliveira Filho

Waldemar Gomes de Oliveira Filho, conhecido como Doutor Mazinho, nasceu em 18 de outubro de 1962 no município de Camanducaia. Morou alguns anos de sua juventude no Estado de São Paulo, onde formou-se em medicina

Waldemar Gomes de Oliveira Filho[1]

Waldemar Gomes de Oliveira Filho

Waldemar Gomes de Oliveira Filho, conhecido como Doutor Mazinho, nasceu em 18 de outubro de 1962 no município de Camanducaia. Morou alguns anos de sua juventude no Estado de São Paulo, onde formou-se em medicina, retornando à sua cidade natal para exercer a profissão. Seu interesse por assuntos políticos foi despertado pelo contato com as pessoas em função do exercício da medicina..

Concorreu pela primeira vez para a prefeitura em 1992 filiado ao PFL (Partido da Frente Liberal). Mas foi em 1996, em sua segunda eleição que venceu as eleições e assumindo a administração municipal de 1997 a 2000, acompanhando do senhor Sérgio Onofre de Moraes Terra Vargas como vice-prefeito. Durante sua administração, destacam-se: a realização de parcerias com indústrias para a geração de empregos em Camanducaia, em particular a instalação da Uniminas, resultando na geração de cerca de quatrocentos empregos diretos e indiretos; a doação do terreno onde hoje está situada a escola de música do município; a aquisição de um britador e outros equipamentos para manutenção das vias urbanas e rurais de Camanducaia; a criação de uma escola municipal especializada na metodologia Waldorf; a implantação do atendimento de saúde no distrito de São Mateus; a fundação da APAE; a aquisição de ônibus escolares e a reestruturação de escolas, entre outras realizações. Foi ainda no mandato do senhor Waldemar que a empresa Leggett Platt instalou-se em Camanducaia, gerando empregos diretos e indiretos para a população.

Finalizado o mandato de prefeito, venceu as eleições para vereador em 2012, desta vez filiado ao PSB[2] (Partido Socialista Brasileiro). Em 2016, concorreu às eleições novamente, desta vez como vice-prefeito, sem sucesso. Finalmente, nas eleições de 2020, candidatou-se novamente ao cargo de vice-prefeito pelo PSB, vencendo as eleições e assumindo o mandato de 2021 a 2024 junto ao senhor prefeito Rodrigo Alves de Oliveira.

 

Texto redigido pela historiadora Débora Viveiros, revisado e alterado por Waldemar Gomes de Oliveira Filho.

 

[1] Este texto contem alterações em relação ao original, incluindo informações não disponibilizadas na entrevista realizada pela historiadora Débora Viveiros para a elaboração do trabalho.

 

[2] O PSB foi fundado em 1985.

Uma plataforma para você gerenciar o site da sua prefeitura.