Transparência Covid-19 - Clique Aqui!

José Pereira da Silva

José Pereira da Silva, conhecido como José Lucindo, nasceu no município de Cambuí, Minas Gerais, em 21 de agosto de 1917, e faleceu em 11 de dezembro de 1993, vítima de câncer de pulmão.

José Pereira da Silva

José Pereira da Silva

José Pereira da Silva, conhecido como José Lucindo, nasceu no município de Cambuí, Minas Gerais, em 21 de agosto de 1917, e faleceu em 11 de dezembro de 1993, vítima de câncer de pulmão. Viveu sua infância e juventude na zona rural da cidade de Senador Amaral, Minas Gerais. Após seu casamento com a senhora Francisca Maciel da Silva, mudaram-se para a Fazenda Boa Vista, situada no bairro das Areias, Itapeva, Minas Gerais, cujo território então era considerado pertencente a Camanducaia. Casou-se quando tinha 21 anos na data de 16 de maio de 1939, com a Sra. Francisca de Góes Maciel a qual passou a se chamar Francisca Maciel da Silva, os quais tiveram três filhos: 1) Benedito Maciel Da Silva, 2) Maria Aparecida Bulhman, casada com Aroldo Bulhman; 3) Benjamim da Silva Maciel, casado com Marina Ramos de Oliveira Maciel.

No final da década de 1950 ingressou na carreira política, filiando-se ao PSD[1] (Partido Social Democrático) e assumindo o cargo de vereador entre os anos de 1960 a 1962. Sendo uma pessoa com forte atuação social no município, decidiu candidatar-se ao cargo de vice-prefeito do senhor Onofre Vargas nas eleições de 1962, momento em que firmaram um acordo de divisão do mandato. Venceram o pleito, onde o senhor Onofre Vargas assumiu a gestão de 1963 ao final de 1964, e o senhor José Lucindo, de 1965 a 1966 (o senhor Onofre retornou ao cargo ao final de 1966). A cerimônia de posse ocorreu em 31 de janeiro de 1965 com a presença do Arcebispo de Pouso Alegre Dom José D’Angelo Neto.

Dentre as principais realizações de seu mandato, destaca-se a implantação da Empresa Elétrica Bragantina no município, bem como a construção da Escola Municipal "Virgínia Marcondes Escobar", que passou em seguida por um processo de estatização, tornando-se desde então Escola Estadual "Virgínia Marcondes Escobar".

Texto alterado por Lincoln Bulhman, neto do senhor José Lucindo.

 

[1] O PSD foi um partido fundado em 1945 e extinto em 1965 pelo Ato Institucional nº 2.

Uma plataforma para você gerenciar o site da sua prefeitura.