Luiz Chiaradia

Luiz Chiaradia, paulista, natural de São Bento do Sapucaí, nasceu em 20 de janeiro de 1910, tendo falecido em Belo Horizonte em 05 de maio de 1978, vítima de atropelamento.

Luiz Chiaradia

Luiz Chiaradia

Luiz Chiaradia, paulista, natural de São Bento do Sapucaí, nasceu em 20 de janeiro de 1910, tendo falecido em Belo Horizonte em 05 de maio de 1978, vítima de atropelamento. Aos 28 anos de idade mudou-se para o município de Camanducaia, onde viveu até o ano de 1955. Químico industrial de formação pela Faculdade de Engenharia Química do Rio de Janeiro, atuou na Industria e Destilaria “Mantiqueira”, localizada então na Rua Dr. Bueno de Paiva.

Ainda como herança política do Estado Novo, assumiu a prefeitura por nomeação direta dos governos federal e estadual, no segundo semestre de 1945, governando até o final de 1946, quando assumiram por eleições os senhores Onofre Vargas (prefeito) e Luiz Rossi (vice-prefeito). No período de sua administração, destacam-se a criação da Escola de São Mateus de Minas, a construção das estradas de São Mateus e do bairro Campo Verde, obras estas realizadas sem maquinário, com mão-de-obra braçal de trabalhadores com enxadas e enxadões. Outro destaque de seu governo foi o pioneirismo na atuação com relação ao tratamento da hanseníase no município de Camanducaia.

No ano de 1950, concorreu às eleições como vice-prefeito do senhor Davi Dias. Venceram as eleições, assumindo o governo entre os anos de 1951 a 1954.. No ano seguinte ao término do mandato, mudou-se com a família para a capital mineira, atuando como químico, professor de português e italiano, e também como Chefe de Comissariado de Menores no Fórum Lafayette.

 

Texto redigido pela historiadora Débora Viveiros, com base nas informações enviadas por Karina Fusco e familiares do Senhor Luiz Chiaradia.

Uma plataforma para você gerenciar o site da sua prefeitura.