Transparência Covid-19 - Clique Aqui!

Gentil Faria Dias

Gentil Faria Dias, natural de Camanducaia, nasceu em 24 de outubro de 1915, tendo falecido em 15 de novembro de 2011.

Gentil Faria Dias

Gentil Faria Dias

Gentil Faria Dias, natural de Camanducaia, nasceu em 24 de outubro de 1915, tendo falecido em 15 de novembro de 2011. De origem humilde, seus estudos contemplaram apenas as séries iniciais do Ensino Fundamental, tendo aprendido a ler a partir do estudo de pedaços de jornal que encontrava. Seus interesses sempre estiveram voltados para o auxílio das pessoas necessitadas e a melhoria da qualidade de vida da população, motivações que o encaminharam para o envolvimento com a política camanducaiense.

Sua primeira candidatura ocorreu em 1958, como vice-prefeito do senhor Joaquim Ferreira de Araújo. Vencidas as eleições, assumiram o mandato de 1959 a 1962. Quatro anos depois, foi a vez do senhor Gentil Faria Dias ser candidato a prefeito, tendo como vice o senhor João Cassalho dos Santos. Novamente saíram vitoriosos, governando de 1967 a 1970. Em 1972, candidatou-se novamente para prefeito, desta vez acompanhado do senhor João Cassalho dos Santos como vice. Venceram o pleito eleitoral, assumindo a administração municipal de 1973 a 1976.

O legado do senhor Gentil Faria Dias se baseia em formas políticas de melhoria da condição de vida de pessoas em situação de pobreza no município. Desta forma, foi o responsável pela doação de lotes àqueles que eram removidos de suas terras em função do êxodo rural. Também inaugurou políticas de financiamento a juros baixos para o pagamento de loteamentos, além de ter incentivado a construção civil no município, gerando empregos diretos e indiretos. Interessado na Educação, foi o responsável pela inauguração da Biblioteca Municipal no ano de 1968. Outro marco de sua administração foi a celebração do centenário de emancipação de Camanducaia. Na ocasião, foram realizadas diversas comemoração, incluindo a encomenda de um livro que compilasse narrativas sobre a história local de Camanducaia. O livro, escrito pelo senhor Benedito Silva Santos, foi publicado em 1968 com título de “Fragmentos da História de Camanducaia” e ainda hoje é utilizado como referência para a elaboração de trabalhos.

Nos anos seguintes, o senhor Gentil Faria Dias continuou atuando ativamente na política camanducaiense, assumindo mandatos como vereador. Também participou de uma pesquisa histórica pouco antes de seu falecimento, concedendo uma entrevista sobre sua trajetória de vida e atuação política como gestor municipal.

Uma plataforma para você gerenciar o site da sua prefeitura.