Transparência Covid-19 - Clique Aqui!

David Dias

David Dias nasceu em 04 de fevereiro de 1910 no município de Bragança Paulista, São Paulo, tendo falecido em 10 de setembro de 1999.

David Dias

David Dias

David Dias nasceu em 04 de fevereiro de 1910 no município de Bragança Paulista, São Paulo, tendo falecido em 10 de setembro de 1999. Mudou-se para o território hoje conhecido como Munhoz, Minas Gerais, que à época pertencia à Camanducaia, frequentando muito a sede do município, tornando-se assim muito conhecido na cidade.

O início do século XX foi marcado por fortes tensões políticas no município de Camanducaia. As rixas políticas eram levadas a sério, podendo resultar em agressões e até mesmo mortes, de acordo com relatos. No início da década de 1950, o senhor David Dias recebeu um convite para se candidatar, inicialmente, ao cargo de vice-prefeito. Seu pai então interferiu, afirmando que o filho só aceitaria concorrer, ao cargo de prefeito. O acordo foi firmado desta forma e, durante a campanha, sofreu forte oposição. O carro utilizado para fazer sua campanha chegou, inclusive, a ser capotado como forma de protesto à sua candidatura. Ainda assim, venceu o pleito eleitoral, assumindo o mandato de 1951 a 1954.

Nutria boas relações com o então governador de Minas Gerais, senhor Juscelino Kubitschek, chegando a recebe-lo em Camanducaia: para o ato simbólico de lançamento da pedra fundamental da construção do Ginásio Municipal; e também para inspeções durante a construção da rodovia Fernão Dias. Deixou como legado uma forma de política apaziguadora, buscando desfazer desavenças e diferenças que extrapolam o campo político da cidade. Prova do caráter agregador de seu governo foi o evento de ida ao Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, para uma visita oficial ao então Presidente da República, Getúlio Vargas. Junto a outros quatro prefeitos da região (Pouso Alegre, Extrema, Estiva e Cambuí), realizaram uma solicitação para que a rodovia Fernão Dias, ainda em processo de planejamento, passasse pela região Sul de Minas, atendendo aos municípios ali situados. Não se sabe exatamente se ele renunciou ao cargo de prefeito de Camanducaia faltando seis meses para o término do mandato "que é mas provável, de acordo com a constituição da época", com a intenção de assumir a prefeitura da cidade recém independente Munhoz/MG ou se finalizou o mandato de prefeito em Camanducaia no dia 31/12/1954 e assumiu o cargo de Prefeito de Munhoz no dia 01/01/1955.

Uma plataforma para você gerenciar o site da sua prefeitura.