Transparência Covid-19 - Clique Aqui!

Coronel Orestes Nóbrega

Orestes Nóbrega assumiu a prefeitura no ano de 1933, permanecendo no cargo até 1936. Nas escassas informações a respeito de sua vida e trajetória política, referências documentais dão conta de que assumiu o cargo de vereador entre os anos de 1903 e 1908.

Coronel Orestes Nóbrega

Coronel Orestes Nóbrega

Orestes Nóbrega assumiu a prefeitura no ano de 1933[1], permanecendo no cargo até 1936. Nas escassas informações a respeito de sua vida e trajetória política, referências documentais dão conta de que assumiu o cargo de vereador entre os anos de 1903 e 1908. No ano de 1909, assumiu a Presidência da Câmara dos Vereadores, cargo que ocupou até o ano de 1912.

Com a Revolução de 1930 e as mudanças ocorridas com relação aos cargos e pleitos políticos, é possível que tenha se oposto ao movimento, haja vista trecho documental datado de 1933 com a seguinte afirmação: “O governo local pretenderam [sic] sabotar a Revolução de 1930, em Camanducaia, inutilmente, porque os atos imorais de vandalismo, aqui praticados, eram do conhecimento de todo o Brasil... e do próprio governo.”[2] Como forma de retaliação ao posicionamento do então prefeito, foi fundado o Partido Oposicionista Municipal de Camanducaia, presidido pelo senhor Benedito Silva Santos com o apoio do senhor Clarindo Ferreira Dantas, Escrivão de Paz e Oficial do Registro Civil e de Protesto, além de integrante de influente família do município.

 

[1] Como informado na Introdução deste trabalho, alguns relatos inferem que o Cel. Orestes Nóbrega teria assumido somente em 1936. Todavia, não tendo sido encontradas evidências que comprovassem tal hipótese, foi mantida a cronologia encontrada na maior parte da documentação acessada durante a pesquisa.

[2] Transcrito originalmente do acervo particular do senhor Servando de Campos.

Uma plataforma para você gerenciar o site da sua prefeitura.